Mulheres comandam 40,5% das empresas do país, e maioria empreende sozinha, mostra pesquisa

Levantamento da Serasa Experian mostra que, do total de empresas fundadas por mulheres, 84,7% têm apenas uma sócia

Por Letícia Sé

23/11/2022 13h15  Atualizado 23/11/2022

O comércio de confecções em geral é um dos setores com mais negócios fundados por mulheres

O comércio de confecções em geral é um dos setores com mais negócios fundados por mulheres Betsie Van Der Meer/Getty Images

Uma nova pesquisa mostra o perfil atual do empreendedorismo feminino no Brasil. O levantamento Perfil da Empreendedora Brasileira, da Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (23/11), aponta que das 20,6 milhões de empresas ativas no país, 8,4 milhões têm mulheres como donas ou sócias majoritárias – o equivalente a 40,5%.

A pesquisa foi divulgada no mês em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11). Outros dados compilados no levantamento mostram que as mulheres tendem a empreender sozinhas no Brasil: do total de empresas de mulheres, 84,7% possuem uma única sócia. No universo masculino, esse percentual é menor, de 77,4%.

“É imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”, afirma em nota Cleber Genero, vice-presidente do setor de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Um aspecto que chama atenção no perfil do empreendedorismo feminino mapeado pela instituição é a inadimplência dos negócios. O score das mulheres empreendedoras tende a ser melhor quando se olha para seus dados de pessoa física do que aos de pessoa jurídica: cerca de 70% das empreendedoras têm score pessoal acima de 500, enquanto 79,7% delas têm menos 400 pontos no score de sua empresa.

“Embora o monitoramento do score PF já seja um hábito do brasileiro, o mesmo não ocorre quando ele tem uma empresa e um score PJ. Muitas misturam as finanças pessoais com as do negócio. Além disso, elas não possuem o hábito de construir um histórico de capacidade de pagamento do negócio e não monitoram o score do sócio. A preocupação do score PJ deve ser a mesma com o Score PF”, aconselha Genero no comunicado.

A Serasa Experian também elaborou um ranking com os 10 principais setores em que as empresárias brasileiras atuam. O comércio de confecções em geral, os serviços de alimentação e de beleza são as três áreas de maior destaque, com aproximadamente 10% do número total de empresas femininas cada um.

Quando se trata da presença de empreendimentos femininos por região, a que mais concentra negócios de mulheres é a Sudeste (51,1%), seguida por Nordeste (17,9%), Sul (17,4%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (4,4%). Quanto aos estados, é em São Paulo (27,8%) que se encontra a maior parte dos empreendimentos femininos, seguido de Rio de Janeiro (10,6%), Minas Gerais (10,3%) e Paraná (6,6%).

Segundo a Serasa Experian, a pesquisa Perfil da Empreendedora Brasileira foi realizada com base em dados internos da instituição, que contém informações das mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil. Os indicadores analisados foram: gênero, idade, CPF, CNPJ, porcentagem de participação, localização por Unidade Federativa, porte, faturamento e tempo de abertura das empresas.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/mulheres-empreendedoras/noticia/2022/11/mulheres-comandam-405percent-das-empresas-do-pais-e-maioria-empreende-sozinha-mostra-pesquisa.ghtml